Sobre o Blog e o Autor



Quando apareceu a ideia deste blog eu achei que a primeira coisa que aconteceria foi o que realmente aconteceu: não tive tempo de escrever. Hoje estava dirigindo até a casa da cultura e no caminho uma ideia muito legal para escrever aqui martelou minha cabeça. Depois eu estava conversando com dois amigos e outra grande ideia surgiu confirmando que eu preciso escrever. Sempre escrevi crônicas, artigos e expus minhas opiniões no Facebook, algumas pessoas comentavam que eu poderia escrever um livro, pois a leitura era fácil e interessante. Outras pessoas apareciam com pontos de vista, contrários e quase sempre falavam de maneira a me atacar e não faziam críticas ao texto ou à ideia dele, faziam comentários maldosos tentando se impor por um tipo de "violência gratuita virtual". Isso me irritava profundamente, pois entendo as redes sociais como um recorte da sociedade e por isso acredito que seja um espaço democrático onde cada um compartilha e escreve sobre aquilo que gosta, acredita e pensa. É de direito ter meu espaço e opiniões respeitados, já quem pensa diferente escreva a ideia em sua linha do tempo e curta quem pensa igual a você. Em alguns episódios percebi que na verdade existe uma “carona virtual” onde quem não é popular ou lido o bastante vem atrás das minhas publicações para também ser visto.
Não me considero famoso, não tenho milhões de seguidores, mas sou um profissional das artes e da educação com certo prestígio, o que me dá certa visibilidade na cidade onde moro. Essa exposição pessoal se deu desde cedo no teatro quando comecei um grupo na adolescência e com criatividade e pouco dinheiro movimentamos a vida cultural de Itatiaia em 1999. Quando chegou a faculdade resolvi estudar o mais perto de casa possível e me matriculei no curso de rede de computadores – Eu pensei: gosto tanto de computador, vou me dar bem nesta área – Na prática não foi bem assim, pois o que eu mais sabia fazer desde criança sempre foi Arte. Tranquei a matrícula e fui estudar Artes Visuais em Volta Redonda, fazendo em seguida uma pós-graduação em Teatro, Linguagem e Interfaces. Voltei para minha cidade e fui ser professor de “Educação Artística” na rede municipal. Desenvolvi algumas pesquisas didáticas, tive esse trabalho reconhecido e em seguida fui convidado para fazer a implementação do ensino na secretaria de educação. Fiz exposições de máscaras, pinturas e instalações. Pesquisei a modelagem em papel machê e desenvolvi minha identidade artística me inspirando na natureza. Uma pesquisa virtual sobre intenções eleitorais revelou meu nome como um possível candidato a vereador e a partir desta pesquisa acreditei que poderia unir a vivência, o conhecimento e a vontade de ver minha cidade melhor como uma possibilidade para contribuir com novas ideias e rumos para os aspectos físicos, culturais e de serviços públicos. Aceitei o desafio de uma pré-candidatura a vice-prefeito e posteriormente lancei a candidatura a vereador em 2016. O resultado deste processo eleitoral foi muito satisfatório, pois sem recursos financeiros reuni uma corrente de amigos que acreditaram em uma nova forma de fazer política e alcancei entre os 220 candidatos ao cargo a 30ª colocação em número de votos. No início de 2017 assumi a gestão da Casa da Cultura de Itatiaia, o que me possibilitou implantar alguns projetos e programas culturais no município. Esta oportunidade me possibilitou experiências agradáveis e outras desagradáveis encontradas na gestão de pessoas, nos desafios de um país em criem e um período sombrio da mídia que massacra a cultura com conteúdo apenas comercial.
Todas as aventuras surreais que vivo se misturam a uma vida quase normal, porém cheias de desafios como a construção de uma casa cheia de peculiaridades (assunto que vou mostrar aqui no blog), as dificuldades da vida a dois, sobre as tarefas do cotidiano, as relações de chefe e funcionários, a chegada de uma sobrinha muito querida (vou falar da Cecília também), a autoria e direção de peças de teatro, o jardim e as coleções botânicas, o programa de TV que estou gravando para a Araçari TV, Arte, cultura e tudo o que permeia meus dias vai virar assunto, dicas e opiniões aqui no blog.
Seja bem-vindo.
Rafael Fioratto - 2018

Comentários